quarta-feira, março 28, 2007

Um suporte para a arrogância!

Se existe um coisa que me incomoda bastante é a falta de interesse pela vida alheia. Odeio ficar comparando o Brasil com outros países, mas o fato é que brasileiro simplesmente nunca aprendeu a respeitar o seu próximo.

Apesar de toda "papagaidada" que fomos obrigados a ouvir na escola (aulas de Moral e Cívica) ou nas igrejas, parece que o princípio básico de respeito ao próximo nunca entrou em nossas cabeças.

Ontem estava indo embora e percebi que a placa da frente do meu carro estava completamente moída. O motivo: um suporte para carrocerias que o meu compatriota do carro estacionado em frente usou para "arrumar mais espaço" na vaga já apertada na rua.

É claro que minha raiva, por alguns momentos, foi maior que minha decepção. Mas depois, a decepção se tornou um pouco maior.

Este é apenas um exemplo que explica muitos de nossos problemas. Temos o péssimo hábito, principalmente entre os meus companheiros de classe média emergente (rsrsrs), de culpar o governo, o vizinho ou o colega de trabalho por diversas situações. Mas esquecemos que, muitas vezes, pequenas atitudes arrogantes nossas, só contribuem para piorar nosso País, nossa cidade, nosso bairro, nossa casa.

Cortar fila, tirar carteirinha de estudante mesmo depois de já ter se formado, "construir" uma terceira faixa no trânsito, ignorar o buraco em frente nossa garagem, enfim, fugir da responsabilidade, tornou-se comum entre nós, elite branca de uma sociedade massacrada.

Coloco a culpa em nós sim, porque somente com a mudança de atitude da classe média poderemos pensar em fazer algo diferente.

Enfim, não aguento mais Big Brother, não suporto só conversar sobre seriados gringos, sinto falta de cultura brasileira nas rodinhas, odeio shoppings, quero seres pensantes ao meu redor.
Desabafei mais uma vez!

Inté!

4 comentários:

  1. Anônimo10:40 PM

    Até onde me lembro, você não gosta do Arnaldo Jabor, mas, lendo seus posts, foi inevitável notar uma grande semelhança na forma de criticar. Ainda em tempo, alguns seriados americanos nos fazem pensar um bocado, o que não acontece com os produzidos por aqui. Assumir que eles fazem algumas coisas com uma qualidade quase inantingível por nós não deveria ser motivo de vergonha e sim servir de lição. Apenas para reforçar, disse algumas coisas ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. É Rô, realmente não gosto do modo como o Jabor faz seus comentários no jornal da CBN ou no JN (nem sei se ele ainda está lá!). ele é bastante parcial e está sempre atacando os "esquerdistas", grupo cujo ele já foi parte um dia. Acho ele bem despeitado. Mas minha insatisfação é mais pela inconsistência das críticas e a parcialidade do que pela forma.
    Engraçado que nunca parei para pensar se o modo como eu escrevo se assemelha ao do Jabor. Talvez! Vou pensar a respeito. Sobre os seriados, no desabafo pode ter ficado parecendo que eu não gosto de forma alguma. Não, eu até assisto dois deles - Lost e ER. O que me incomoda é a pauta dos assuntos não passear pela nossa cultura. Não produzimos nada parecido com eles porque nossa formação histórica-cultural privilegia outros tipos de produtos culturais, como novelas por exemplo. Temos coisas lindas que não são exploradas em nossos rincões tupiniquins. Pra terminar (já está grande demais rsrsrs), adorei que você veio até aqui. Este era meu objetivo desde início. Causar polêmica com visões sulfurosas (às vezes fedidas!rsrsrs). abração.

    ResponderExcluir
  3. E como diriam Chico César e Rita Lee: Odeio rodeio!

    :P

    PS: Estou fissurado em Lost, eu gosto de Scrubs, House e outros enlatados... (Curu com cara de dúvida: "será que eu sou um ser pensante?"). Mas acho que sei o que extrair dali. E, às vezes, Rodrigo, o saldo é zero mesmo. Outras, umas boas risadas. Sinto falta da exploração de nossas peculiaridades brasilianas também. :)

    ResponderExcluir
  4. Sou o André do grupo de bikers. Por favor, me mande seu e-mail para que eu possa te mandar informações sobre o grupo. O meu é andrehidalgo@uol.com.br
    Abração!

    ResponderExcluir