quarta-feira, abril 28, 2010

Inspira, expira!

Inspira, expira (Inhale, Exhale!)
Tenho buscado manter estas frases em minha mente o maior tempo possível.
Este é o som que lembro quando penso nos gurus indianos e suas incríveis capacidades de voltar a atenção para si, buscando uma harmonia cada vez maior com o universo.
O simples ato de sentir a respiração é o primeiro passo para entender que a dádiva de bem viver vale mais que qualquer outra coisa.
Nos últimos dias, aprendi a conviver com uma úlcera inesperada. Ok, o fato parece corriqueiro nos dias de hoje, mas fiquei bastante surpreendido em saber que tinha desenvolvido esta pequena ferida em meu estômago. Tomo  muito cuidado com minha alimentação e me considerava um cara calmo.
O fato é que minha nova companheira levou-me a refletir sobre meus hábitos ainda mais. Desde que comecei a fazer yoga, a busca por uma alimentação mais saudável e pelo equilíbrio das emoções têm sido uma constante. Nesta batalha, mais emocional do que física, não cheguei a abrir mão de minhas cervejinhas e, de vez em quando, cigarrinhos diversos.
Agora que estou realmente abdicando dos prazeres etílicos, percebi que há muitos anos vinha trazendo o álcool como companheiro social. É uma constatação óbvia, mas quando você precisa se adaptar e encarar momentos sociais sem ele, percebe que as coisas são diferentes.
Confesso que no primeiro momento tudo pareceu chato, sem graça. Depois de algumas saidas sem "subverter a realidade", passei a encontrar a distração nas pequenas coisas.
O sabor da comida, o cheiro das pessoas (às vezes ruins) e as cores dos objetos tomam outra dimensão e importância quando buscamos a presença no momento.
Estou gostando da ideia e o desafio de não me incomodar com atos e atitudes alheias também tem sido uma aventura.
Seria melhor se o ato de inspirar e expirar contasse com um ar um pouco mais limpo.
Mas aí é outra história, em uma terra muito distante... de São Paulo.

3 comentários:

  1. Anônimo9:52 AM

    Quer dizer então que RP não sabe escrever?!!... interessante...

    bjo... Deh Netto

    ResponderExcluir
  2. Reflexões compartilhadas Deh!

    Bjos e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:42 PM

    Fala Mineiro!!
    belo post, gostei do blog
    um abraço

    ResponderExcluir