quinta-feira, setembro 17, 2009

Política: tá afim de discutir?

Embora eu não queira assumir, o assunto política me interessa bastante. Vira e mexe eu coloco como meta não discutir mais política, não me irritar com as besteiras que ouço, leio e vejo na mídia tradicional e por aí vai.
Acontece que é impossível não pensar em política quando se vive em uma cidade cheia de contradições e absurdos. Cada vez que vejo um mega carro destes pretos tentando passar na frente de todo mundo ou algum discursinho vazio afirmando que pobre é pobre porque quer, na hora penso em política. Sim, tudo está ligado.
O cara que se acha superior e privilegiado porque tem um carrão e também culpado pela "pobreza"do outro. Ao mesmo tempo, o cara que é pobre e aceita sua condição, também é culpado por se deixar ser explorado. Onde está a diferença? Bom, na minha opinião, o cara que está no carrão sabe muito bem que sua atitude é pouco cidadã e entende perfeitamente as consequências de suas atitudes.
Claro que estou generalizando, mas estes dois extremos ilustram bem um monte de coisas que deixam bem explítico o motivo pelo qual eu e todo cidadão deve sim se preocupar com política.
Eu já defini os meus termos para entrar em uma discussão política, são eles:
1. Não discuto política como se discute futebol. Emoção e fanatismo não combinam aqui;
2. Não aceito qualquer opinião emprestada dos veículos de comunicação. A imprensa, teoricamente, deve informar para que você tire suas próprias conclusões e forme sua própria opinião;
3. Não aceito qualquer tipo de argumento baseado em origem social, raça, cor, sexualidade etc;
4. Aceito um bom debate pensando no todo, não apenas no próprio umbigo. Se queremos mudar algo, temos que pensar no coletivo;
5. Não aceito ofensas pessoais;
6. Aceito sair da discussão se eu desrespeitar alguma destas regras acima.

Bom, pra começar do debate, com quem quiser, proponho um papo sobre esta entrevista do Lula ao Valor Econômico.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/17/uma-entrevista-historica/

Separei um trechinho simples que resumi um monte de críticas (justas muitas vezes) ao governo Lula. Reparem que a minha escolha de tema já começa respeitando aquelas regras lá de cima.

"A gente não deveria ficar preocupado em saber quanto o Estado gasta. Deveria ficar preocupado em saber se o Estado está cumprindo com suas funções de bem tratar a população. E ainda falta muito para chegar à perfeição."

Tá afim de debater, deixe seu comentário aqui ou vamos marcar um olho no olho.

Inté!

2 comentários:

  1. Onde está sua opinião sobre o texto entre aspas? :)

    ResponderExcluir
  2. Verdade, faltou comentar!! Considerando os fatos recentes, que mostraram que o Estado precisa sim investir para que o sistema funcione, acho que Lula tem toda razão. Não deveríamos ficar preocupados com as cifras e sim em como o dinheiro está sendo aplicado. Temos o péssimo hábito de ficar reclamando dos impostos, mas não cobramos a correta aplicação do dinheiro público. Não podemos cobrar do Estado da mesma forma que fazemos quando compramos um produto ou serviço. O Estado democrático só funciona de fato quando há participação popular de todos os atores sociais (cidadãos, ongs, sindicatos, entidades, escolas etc). De outra forma, o dinheiro acaba entrando nos ralos dos interesses pessoais. Em um país do tamanho do nosso, só conseguiremos mudar algo quando tomarmos para nós a responsabilidade de cuidar do dinheiro público localmente, com participação ativa. ;)

    ResponderExcluir