segunda-feira, janeiro 11, 2010

Casamento à brasileira

Começo o ano bastante otimista. Apesar de algumas incertezas, sinto coisas boas chegando por aí.
Neste primeiro post de 2010, algumas reflexões sobre minha união com Eden e como tem sido a experiência de aceitar e ser aceito.


Acabamos de dar um entrevista para o SBT sobre o contrato de união homoafetiva que assinamos no início de novembro. Na época que decidimos tornar pública nossa união, confesso que não chegamos a travar grandes debates sobre o assunto (apesar das relfexões serem constantes em nosso relacionamento).
A entrevista fez com que discutíssimos um pouco mais sobre o assunto. O fato é que, apesar de não ser realmente necessária, a assinatura do contrato é essencial por alguns motivos:
1.
Assim como todo casal, somos cidadãos e temos o direito de ter nossa relação tratada com igualdade em todos os âmbitos institucionais. Ou seja, se precisarmos tomar decisões um pelo outro em hospitais, cartórios, tribunais etc, não podemos ou queremos ver nossos direitos ameaçados por possíveis preconceitos;

2.
Tornar pública nossa união, reforça a necessidade de todos os casais homossexuais afirmarem suas escolhas, deixando de viver pela metade. Ou seja, muitos casais vivem juntos apenas dentro de quatro paredes e ainda continuam sendo solteiros na vida pública.

3.
Assim como os casais heterossexuais, também temos a necessidade de celebrar o amor e deixar claro para todos que nossa relação é igual a qualquer outra.

Outro dia minha sobrinha de oito anos perguntou se eu era casado com o Tio Eden. Confesso que dei uma titubeada para responder, mas em seguida esclareci que sim.
Obviamente a pergunta seguinte foi pautada pelo o que ela vê e assiste todos os dias: “Mas quem é a noiva?”. Expliquei que não tinha noiva e que íamos em breve fazer uma cerimônia de “casamento”. Ela ficou empolgada para saber como vai ser. Eu também estou. :)
Ela e nossas outras sobrinhas convivem conosco há muito tempo e nunca questionaram nosso amor. Pelos olhos de uma criança, percebe-se que qualquer tipo de preconceito e distinção é criado pelos homens com sua incrível capacidade de ser intolerante.
Há quem diga que a união é contra os princípios de um deus qualquer. Não sei como este deus surgiu, mas acho difícil ele ser o mesmo que o meu. O meu Deus, franco e sincero, aceita todo tipo de amor e não distingue nenhum ser. Regras e verdades absolutas são feitas por homens fracos e pequenos que não conseguem aceitar que a felicidade está muito perto de você, basta você olhar para si com seus próprios olhos, sem tomar emprestado visões criadas com interesses alheios.
Como sonhador que sou, espero em breve não precisar dar entrevistas sobre este assunto. No mundo que viverei, a sexualidade não será pauta de jornal ou debate em mesa de bar. Falaremos de assuntos mais interessantes como a necessidade de cuidar da natureza ou ensinar nosso filhos a amar, sem julgar.
Um bom ano a todos!


Namastê!

P.S.: O título do post foi inspirado no nome de um filme do qual tivemos o prazer de conhecer o diretor e o principal personagem: Casamento à Espanhola (Campillo, sí quiero). É um documentário maravilhoso sobre um povoado ao redor de Madrid que se tornou conhecido por celebrar casamentos gays. O prefeito é gay e venceu as barreiras do preconceito se casando em um povoado tradicional e católico. Vale a pena ver!

14 comentários:

  1. Sabe que te admiro por estas e outras atitudes simplesmente humanas que tem.

    Desejo toda a felicidade do mundo para você e o Eden, que são pessoas de caráter e íntegridade inquestionáveis.

    Vida longa a este relacionamento pautado no amor verdadeiro e sem medo de ser feliz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:13 AM

    Congratulations again for going through this and pioneering openess and acceptance for same sex marriages. I am proud to be your friend and knowing you. Grande beijo e abraco Di

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Ever. Maior orgulho de vc, pra variar. Beijos, Rê.

    ResponderExcluir
  4. É muito tênue a linha que separa tudo isso que vc disse do preconceito (é quase redundante). Ainda me pergunto até que parte o que é preconceito e o que é encanação própria e nossa. Só nossa.
    Sinto muito orgulho de ler um post assim, principalmente ao se tratar do nosso Deus. pq esse Deus que vc citou é igual ao meu e igual ao Deus que ensinei a minha mãe a ver com outros olhos.
    Não é à toa que hoje ela conhece e gosta (fato importante) do meu namorado. E meus pais o reconhecem como tal. E agora são felizes por isso.
    O passo é bem maior, o significado tb, mas a intolerância e ignorância humana faz disso um mau. Pena. pena mesmo. Mas confesso... tem tanta coisa pra lutar contra... isso é só mais um detalhe.

    Tenho orgulho de vc Everton.

    =)

    Congratulations...
    Um grande abraço.

    Caco

    ResponderExcluir
  5. ALÔ?
    QUE ORGULHO!!!!
    TENHO QUE FALAR PESSOALMENTE.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Vivi, Rê, Caco, Fer,

    Nossas reflexões (raras algumas vezes) me deixam mais seguro disso tudo. Obrigado!

    Di,

    You and Sam are part of our life as an example. Thanks for being around. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:43 PM

    adorei o texto. e é isso aí mesmo, acho que a atitude de vcs pode ajudar pessoas a serem mais felizes e serem mais respeitadas por aí.

    e como o povo já disse aí em cima, tbm tenho muito orgulho de vc, do eden e de ser amiga de vcs!

    ah! e tô super anciosa pra saber como vai ser o casório! hehehehehe

    bjocas
    le

    ResponderExcluir
  8. Fabrizio8:52 PM

    Carissimo

    Voces sao um exemplo a ser seguido. Eu me espelho nessas conquistas e fico muito feliz de te-los como amigos. Estamos vivendo momentos de mudancas profundas em relacao a crencas, valores e expectativas sobre a vida. Voces sao os ventos dessas mudancas. Terao em mim um fiel seguidor, por saber que voces olham a vida melhor no futuro. Quero muito chegar onde voces estao hoje.

    Bjs...

    Fabrizio

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:00 PM

    Profundo afeto e respeito, por você que é meu amigo. Meu amigo sumido e cheio de coisas pra contar. Essas coisas do coração cabem tão bem à você, sempre couberam. Essas coisas de coragem, também sempre houveram. Essas coisas de homem bom, você nunca as perdeu!!!! Felicidades é o que desejo, no sentido mais real do significado!!!! Amor!!!! Viva o amor!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei o comentário acima, mas alguém não assinou. Pelo texto e pelas palavras, eu imagino quem seja....;) Quem é?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:23 PM

    Não se decepcione se não tenha acertado, mas sou eu, sua amiga sumida dos tempos das marchinhas de Carnaval...dos bailes do Palace, das serpentinas e nostalgia tão cabíveis para quem viveu a melhor época na tão querida Poços!!!!! Felicidades mil!!!!!!!!! Sempre saudosa, Luiza.

    ResponderExcluir
  12. Eba, sabia. Quando eu li ao lado da Nessa e seu barrigão, na hora eu disse: "não assinou, mas tenho certeza que é a Lú". Muitas saudades mamãe! Espero que tudo esteja bem e que em breve possamos nos ver. Beijos. Tio Eto.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8:17 AM

    Sulfuroso...
    Apelido de origem geográfica, já que foi dado a vc por uma pessoa da cidade vizinha que vc chamou de "Biscoiteira", lembra? Só naum lembro que era a Biscoiteira...
    Cara, tudo de bom pra vcs... e força na batalha dentro e fora de casa a cada dia.
    Eu e a Fer ficamos felizes de ter vcs como amigos e poder compartilhar algum tempo com vcs...
    As coisas mudam, tudo é mutável por natureza... Mas existem seres que querem sempre estancar a mudanças, sejam elas sobre o comportamento sexual, social, cultural e aí vai... Temos que combater.... Mas seu sonho talvez não esteja tão longe, os outros talvez um pouco mais...

    Abração
    Jefeson

    ResponderExcluir
  14. Jeff,

    Nosso afeto é recíproco. Queria estar mais próximo para poder compartilhar visões e bons momentos com vocês. Beijos e abraços com amor!

    Everton e Eden

    P.S.: Fiquei "encafifado" para lembrar quem era Biscoteira... rsrsrs

    ResponderExcluir